Castração gratuita de cães e gatos tem vagas disponíveis em Cabo Frio e Macaé
O Programa RJPET 100.000 Castrações, lançado no final de novembro pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, continua com vagas disponíveis para cães e gatos na Costa do Sol. A ação tem como objetivo castrar cães e gatos resgatados por protetores independentes, ONGs e pessoas físicas.
Em Cabo Frio, na Região dos Lagos, e em Macaé, no Norte Fluminense, há disponibilidade para os animais em clínicas parceiras. O agendamento pode ser realizado até mesmo para a semana corrente.
A castração é um ato de amor e só proporciona benefícios ao animal, diminuindo a chance de doenças, comportamentos ruins, procriação desordenada, superpopulação e abandono. Nas fêmeas, o procedimento ainda ajuda a evitar problemas como câncer nas mamas, gravidez psicológica, infecção no útero, entre outros. Nos machos, evita tumores nos testículos e próstata, diminui a agressividade e evita fugas.
Segundo a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, a iniciativa é essencial para reduzir o número de animais abandonados, ao diminuir nascimentos não planejados e controlar o número de zoonoses.
O protetor independente terá que comprovar a atividade e pode castrar até oito animais por mês nas clínicas credenciadas. Pessoas físicas podem castrar apenas um no mesmo período. Já para as ONGs, varia de acordo com a quantidade de protetores que compõem o projeto. A previsão é que até o fim de 2022, 100 mil cães e gatos sejam beneficiados com o projeto.
Para participar, basta que o interessado realize o cadastro pelo site rjpet.com.br
Fonte: RC24H
Comentários