SAIBA O QUE FAZER SE VOCÊ TIVER REAÇÕES À VACINA DA JANSSEN
O Imunizante começou a ser aplicado hoje em Araruama-RJ. recentemente algumas pessoas relatam reações como dor, febre e náuseas. Veja como agir nesses casos.
A vacinação contra a Covid-19 no Rio de Janeiro ganhou mais um aliado esta semana. O imunizante da Janssen, laboratório que faz parte do grupo americano Johnson & Johnson, começou a ser utilizado no Plano Nacional de Vacinação contra o corona vírus e já começou a imunizar milhares de Cariocas. Mas assim como outras vacinas que combatem à Covid-19, ela pode causar reações nos imunizados. Por isso, resolvermos ouvir especialistas para elencar as possíveis reações e o que fazer quando elas aparecerem.
Pessoas que foram imunizadas têm relatado, após a aplicação da dose única da vacina, dor no braço, dor no corpo, febre e náuseas. De acordo com os especialistas, são reações esperadas para a vacina da Janssen. Assim como acontece com a AstraZeneca, o novo imunizante causa reações adversas após a aplicação.
“Esses sintomas, como mal-estar, náuseas, febre, estão relacionados à resposta do sistema de defesa contra a inoculação de um agente ativo. E nestes casos o mais indicado é a Dipirona. É diferente da Coronavac, que é um agente inativado. Esse tipo de reação é esperada”, explicou o médico infectologista e professor da Ufes, Crispim Cerutti.
“Essa vacina dá reações sim e são reações parecidas com as da AstraZeneca. Não muda muito o que a gente está acostumado a fazer com a outra vacina de vetor viral que é a AstraZeneca. É mais ou menos a mesma coisa”, destacou o também médico infectologista e professor Lauro Ferreira Pinto.
Comentários