Juíza do Trabalho manda fechar todas as filiais das Lojas Americanas.
A decisão da juíza Letícia Marinho Cavalcanti, numa ação movida pelo Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro contra as Lojas Americanas, foi dura: a rede de lojas está obrigada a fechar todas as suas lojas na cidade maravilhosa, em Miguel Pereira e em Paty do Alferes, sob pena de uma multa diária.
A magistrada da 45a. Vara do Trabalho proibiu a reabertura, inclusive para trabalhos internos, e estabeleceu uma multa diária de 5 mil reais por cada loja que permaneça aberta, caso a rede de lojas de departamentos descumpra a decisão. Segundo a juíza do trabalho, a atividade desenvolvida pela Americanas “não se enquadra nas atividades consideradas como essenciais”. Ainda deu ordem expressa às Lojas Americanas para que continuem pagando os salários de seus funcionários.
Ainda segundo a juíza, as Lojas Americanas vendem produtos alimentícios apenas como complemento do seu objeto social. Ela demonstrou preocupação com a abertura das lojas sendo um “incentivo à aglomeração de pessoas”, e complementou dizendo que muitos “ainda não se conscientizaram da necessidade de somente sair em caso de necessidade”.
Incisiva, a juíza declarou na sua decisão que a empresa “é uma das maiores plataformas de comércio virtual do país”, inferindo que a empresa não teria graves prejuízos econômicos com a medida.
No momento em que escrevíamos esta matéria, 15:30 horas do dia 27/03, a filial da Lojas Americanas na Rua da Assembléia, 41, se encontrava funcionando normalmente.
Fonte:Diário do Rio
Comentários